- -->
- -->
PATRIMÓNIO TURÍSTICO
O acesso à freguesia poderá ser feito pela Estrada Nacional 9 ou pela Estrada Nacional 247, seguindo, depois, pelas Estradas Municipais.
A ocupação humana no território de São Pedro da Cadeira remonta ao Paleolítico, encontrando-se vestígios dessa época e das outras que se lhe sucederam. Possuidora de um rico património arquitectónico e paisagístico, o viandante poderá visitar os Moinhos, ou as Casas Abrasonadas. Da freguesia destacam-se ainda:
Estações de Ar Livre
Estas são datadas da época do Paleolítico, nomeadamente nos lugares da Escaravilheira e Cambelas e Solutrense Médio-Superior, no lugar de Vale Almoinha. Para além destas três, destacam-se mais duas:
Esta descoberta, no lugar de Vale da Mata, deveria abranger uma zona com cerca de duzentos metros quadrados e estava acondicionada pelas areias eólicas. O estudo realizado levou à conclusão que existiram três ocupações distintas: uma do Magdalenense superior/ final, de natureza residencial e caracterizada pela grande percentagem de utensílios microlíticos (lamelas e pontas de bordo abatido, geométricos); uma do Neolítico antigo evoluído; outra calcolítica, representada por peças avulsas provavelmente recolhidas à superfície.
A relocalização da jazida, no lugar da Cova da Moira, foi efectuada em 1983, sendo aproximada, uma vez que já não eram visíveis no terreno quaisquer vestígios da realização de trabalhos arqueológicos no local. Os trabalhos terão tido uma duração relativamente curta, pois os restos arqueológicos (artefactos líticos) eram escassos. Esta descoberta está classificada como sendo da época Proto-Solutrense.
Igreja Matriz de São Pedro da Cadeira
Do Templo primitivo quase nada resta devido às sucessivas obras arquitectónicas que foi recebendo com o passar dos anos. A Igreja, de uma só nave, é revestida por azulejos do tipo tapete, seiscentistas; na capela-mor, existem quatro pinturas sobre tela com molduras em talha, da autoria de Bento coelho da silveira. O retábulo é em talha dourada, do século XVIII, e na capela baptismal, coberta por uma cúpula semiesférica e decorada com azulejos, existe uma pia baptismal oitavada. No exterior, sobre a porta da entrada da Igreja, estão visíveis as insígnias de São Pedro: mitra e chaves; no adro, subsiste um cruzeiro datado de 1689.
Capela da Senhora da Cátedra
Desta pequena ermida, situada à entrada de São Pedro da Cadeira, não se sabe exactamente qual a data da sua fundação, apesar de ser bastante antiga. Segundo a inscrição, que ainda se lê no arco triunfal, a pequena Capela da Senhora da Cátedra, foi mandada construir na "era de 1555, sendo Juiz Álvaro Vaz de Ulmeiro". Pequena e de arquitectura simples,possui nas paredes da nave azulejos do tipo ponta de diamante, do século XVII; a capela-mor, de planta quadrada, é coberta por uma abóboda de aresta e forrada a azulejos hispano-árabes. O retábulo de talha, do século XVIII, enquadra uma imagem de pedra policromada, quinhentista, representando a "Virgem do Leite". Esta imagem, com cerca de quatro palmos, demonstra a Senhora com o Menino, no braço esquerdo, ambos coroados de prata, ricamente pintadas ao estilo antigo; na mão, o Menino Jesus transporta uma cruz.
Capela de Nossa Senhora da Esperança
Esta Capela fica situada na Quinta dos Priores, no lugar da Coutada, tendo recebido, por duas vezes, obras de restauro. Segundo se consta, o seu fundador ergueu-a em agradecimento ao facto de ter conseguido ter um filho, depois de dois lhe terem morrido.
Para os admiradores de belas paisagens, a freguesia proporciona, dos Miradouros de Cambelas, Assenta e Foz, uma fantástica vista panorâmica, de verdejantes planícies, vinhedos e outeiros, atravessadas pelo rio Sisandro até à Foz. Em contraste a este belo quadro repleto de verde, encontra-se o azul do mar, sublime e resplandecente.
Farmácias de Serviço
LINK'S ÚTEIS
Município de Torres Vedras
Correios de Portugal
Farmácias de Serviço
Consulta do Número de Eleitor