- -->
- -->
HISTÓRIA DA TERRA
Praia da Assenta
Padroeiro: S. Pedro
População: 4339 habitantes, eleitores
Área: 22 Km2
Actividades económicas: Agricultura, construção civil, têxteis, materiais pré-esforçados, pescas e pequeno comércio
Festas e Romarias: Nossa Senhora da Conceição (8 de Dezembro), S. Sebastião (2.ª semana de Setembro), Nossa Senhora da Saúde (Setembro), Senhora da Nazaré (de 17 em 17 anos), S. João Baptista (24 de Junho), Nossa Senhora das Candeias (2 de Fevereiro), Procissão do Senhor Morto (Sexta-Feira Santa) e S. Nuno (2.ª semana de Julho) , e Festa Anual em Cambelas.
Património cultural e edificado: Igreja matriz, capelas, moinhos
Igreja Matriz de São Pedro da Cadeira
Outros Locais:
Colectividades: Associação Desportiva e Cultural da Escravilheira, Centro Cultural e Recreativo "Os Pescadores de Cambelas", Associação Recreativa e Cultural da Praia de Assenta, Associação Recreativa e Cultural da Soltaria, Futebol Clube S. Pedro, Associação Cultural Desportiva Recreativa da Coutada, Rancho Folclórico "Os Agricultores de Azenha-Velha" e Clube Naval de Assenta
Gastronomia: Cachola, bolo de ferradura, enchidos, arroz-doce e vinho
Artesanato: Pintura a óleo, construção de miniaturas em madeira, molduras em barro e azulejaria
A freguesia de S. Pedro da Cadeira é uma das mais antigas freguesias do concelho de Torres Vedras, data da segunda metade do século XVII uma das primeiras notícias que referem a sua existência. O território inicial que era ocupado por esta freguesia era muito maior, pois em Setembro de 1926, a freguesia foi desmembrada de uma parte do seu termo para a criação de uma nova freguesia, a de Silveira.
Situada perto da margem esquerda do rio Sizandro e ocupando uma área de pouco mais de 22 Km2, tem como limites a freguesia de Silveira a Norte, a freguesia de Ventosa a Este, o concelho de Mafra a Sul e a Oeste é tocada pelo Oceano Atlântico. A sede da freguesia encontra-se a cinquenta e cinco quilómetros de Lisboa, cerca de catorze quilómetros da cidade de Torres Vedras e a dez da praia de Santa Cruz.
Os cerca de quatro milhares e meio de habitantes distribuem-se por inúmeros casais e pelas seguintes localidades:
Assenta; Azenha-Velha; Barrocas; Bececarias; Cambelas; Casal Pinheiro; Coutada; Escaravilheira; Feiteiras; Gentias; S. Pedro da Cadeira e Soltaria
A Visitar na Freguesia de S. Pedro da Cadeira
O seu cartão de visita está relacionado com o mar, em particular, com a praia da Assenta e com os vários portos da sua zona costeira.
Do património edificado destacam-se: a Igreja Matriz, a Capela da Senhora da Cátedra na estrada para Torres Vedras, a Capela de Nossa Senhora da Esperança em Coutada e os tradicionais moinhos de vento típicos da região Oeste.
Constituem ainda locais de interesse os miradouros de Assenta, Cambelas e Foz do Sizandro. Sendo uma freguesia que coabita com o Atlântico, desta fazem parte vários portos e as seguintes praias:
Praia de Cambelas e Praia da Assenta
A Visitar nas Freguesias do Litoral de Torres Vedras
Nas quatro freguesias do litoral de Torres Vedras existem vários locais de interesse turístico e vários monumentos a visitar...
O Artesanato
No artesanato local desenvolvem-se actividades de pintura a óleo, de azulejaria, de construção de miniaturas em madeira e de trabalhos barristas de molduras e de presépios.
Festas e Romarias
As festas e romarias vão acontecendo durante todo o ano, destacando-se: Nossa Senhora das Candeias a 2 de Fevereiro, Procissão do Senhor Morto na Sexta-Feira Santa, S. João Baptista a 24 de Junho, S. Nuno a 12 de Julho, Nossa Senhora da Assunção a 15 de Agosto , S. Sebastião em Maio, Aniversario da colectividade de Cambelas a 10 de Junho, Nossa Senhora da Saúde em Setembro, Nossa Senhora da Conceição a 8 de Dezembro, e Nossa Senhora de Nazaré que se realiza apenas de 17 em 17 anos.
Farmácias de Serviço
LINK'S ÚTEIS
Município de Torres Vedras
Correios de Portugal
Farmácias de Serviço
Consulta do Número de Eleitor